Metodologia

Tamanho da fonte A+ a-

A Metodologia Quantitativa é realizada através de entrevistas pessoais, telefone, email ou outras formas de aplicação...utilizando-se questionário estruturado composto por perguntas fechadas e abertas. Possibilita-se assim, a total mensuração dos resultados, através dos métodos de tabulação e do processamento das informações permitindo, em função dos cruzamentos dos dados, a leitura real dos objetivos propostos. Nas pesquisas do tipo quantitativo, a amostra pode ser desenhada caso a caso ou fixa. O primeiro caso trata de pesquisas Ad hoc, ou seja projetos finitos realizados sob encomenda, que atendem a objetivos específicos definidos pelo cliente em conjunto com uma equipe da CONTASP. Já no segundo caso, enquadram-se as pesquisas contínuas do tipo painel, como por exemplo os painéis de consumidores. Estes permitem avaliar, ao longo do tempo, as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor frente às marcas e/ou categorias de produtos.



Nossa Operacionalização:

De acordo com o briefing do projeto, desenvolve-se um questionário voltado para o objetivo proposto e, após sua validação e pré-teste realizado, levamos a campo para a aplicação das entrevistas. Após a aplicação dos questionários, iniciamos a crítica e checagem dos resultados coletados, obedecendo os mais rigorosos critérios de controle da amostra.



Nossa apresentação dos resultados:

Cabe destacar que a CONTASP, faz uso de software que, permite, além da realização de pesquisas em todas suas etapas, a importação de bases de dados de diversos formatos. Sabe-se que atualmente, as organizações convivem com um grande volume de dados que necessitam de um tratamento prático que os transformem em informação capaz de subsidiar decisões.

A análise criteriosa de dados – tanto internos como externos – torna-se cada vez mais necessária, dada a escassez de tempo e a cobrança por agilidade e flexibilidade imposta pelo mercado. Já não existe mais o problema de acesso aos dados, vide a Internet, que representa por si só uma fonte inesgotável. O foco agora está voltado para COMO analisar e interpretar, gerando informação pertinente. Diante do exposto, o relatório final é emitido com as informações em formato de tabelas e gráficos, devidademete analisados e além do detalhamento de cada questão com sub-grupos específicos e detalhamento voltado conforme necessidade do projeto, a CONTASP também apresenta um resumo dos dados coletados.




A Metodologia Qualitativa, de perfil conceitual e exploratório, é realizada a partir de roteiro estruturado aplicado em técnicas de discussões de grupo e entrevistas em profundidade, com vistas a aprofundar a análise ao grau requerido para o tipo de questão apresentada. É utilizada em marketing para gerar idéias criativas para o desenvolvimento de campanhas e de conceitos que permitam otimizar o desempenho de novos projetos.

O grupo é escolhido em função dos objetivos da pesquisa. Evita-se que parentes, conhecidos, vizinhos ou amigos participem de um mesmo grupo, evitando que fatores emocionais derivados de relacionamento prévio influenciem os resultados. Evita-se também que pessoas ligadas ao marketing, empresas ou institutos de pesquisa ou pessoas diretamente ligadas ao negócio em estudo participem dos grupos. O moderador estará preparado para que todo o roteiro/questionário previsto seja aplicado, de forma a obter as respostas para as questões anteriormente definidas. Cada uma das perguntas deve ser apresentada da forma e momento corretos, o que dependerá da prética do moderador.A reunião acontecerá em sala especial e com estrutura adequada, com circuito de TV e vídeo, a qual será filmada para posterior transcrição do resultado e análise de conteúdo .

Voltar
Contato Entre em contato (85) 3181.2183
Duets Office Tower
Av. Gilberto Studart, 55 Conj. 104 Cocó Fortaleza - CE
Localize no mapa